Outsourcing

Outsourcing de TI é um termo utilizado para representar a terceirização da gestão e controle dos sistemas relacionados à tecnologia de informação de uma empresa. Esse serviço, muitas vezes, tem representado um melhor custo-benefício para os negócios do que manter uma equipe de TI interna por oferecer diversas vantagens, como um maior monitoramento e prevenção contra falhas no sistema, além de permitir a flexibilidade de processos.

As principais vantagens do outsourcing de TI

- Redução de custos: ao realizar a terceirização, a empresa elimina gastos com equipamentos, gerenciamento, capacitação dos profissionais e outros serviços, que passam a ser de responsabilidade do fornecedor do serviço.

- Serviços sob demanda: com o outsourcing, as corporações podem contar com soluções avançadas, infraestruturas e bancos de dados, entre outros serviços. O fornecedor irá atender todas as necessidades da empresa de acordo com as demandas que surgirem.

- Foco nos usuários: no mercado há uma série de fornecedores que oferecem as mais variadas soluções de TI capazes de otimizar as tarefas das empresas. Dessa forma, elas podem escolher aquelas que são desenvolvidas para facilitar a rotina de trabalho e aumentar a produtividade de seus colaboradores.

- Alta disponibilidade: é possível aumentar ou adaptar as demandas de acordo com as novas exigências do negócio. Assim, a empresa não precisa se preocupar com nenhum imprevisto.

Não há dúvidas de que a terceirização pode trazer diversas vantagens para as empresas, principalmente para PMEs, que possuem menores orçamentos para investir na área de TI e passam a poder utilizar serviços especializados e tecnologias modernas. Ainda sim, é importante manter uma equipe interna atualizada para que os serviços implementados sejam administrados e monitorados. Para escolher o fornecedor certo, é necessário que os gestores realizem um planejamento para definir quais aplicações a empresa precisa e qual a melhor opção para transformar os investimentos em resultados.

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